Sentida a necessidade de dinamizar de modo diferente a Vila de Cesar, um grupo de pessoas: jovens e adultos, hoje todos mais "velhos", esforços decidiram unir e encetar uma aventura humana de mudança cultural e lúdica: estávamos em 1997. À distância do acontecimento muitos se hão-de recordar da inércia vivida ao nível da cultura, das tradições e da ocupação saudável dos tempos livres, nomeadamente, dos jovens. Na Vila de Cesar pairava um certo indiferentismo colectivo fossem, não como actividades que ia uma comunidade Paroquial realizando no decorrer do trabalho catequético. Esta falta de iniciativa civil, onde todos pudessem participar sem referências políticas, credos e confissões religiosas, marcava o pulsar da vida dos cesarenses. Para além do desporto promovido pelo Futebol Clube Cesarense, pelos Columbófilos, Grupos Paroquiais e Movimentos, Cesar estava órfão de actividades. Mobilizar Capazes de uma comunidade em todas as dimensões sociais.
A cultura e as tradições de um povo milenar pareciam isoladas e fechadas numa sala onde nada conseguia penetrar, sentia-se uma pressão de Certas Forças centrífugas e imanentes, nas Quais o nada fazia provir, como paredes e Ocultas ninguém imergiam Fortes e emergiam sem que ousasse perscrutar o sentido de tal sentido. Porém o insólito aconteceu: as paredes de repente, foram deitadas abaixo e como que, como ou melhor Energias de uma outra realidade, como a Energias da verdadeira realidade, penetraram na sala, o mundo à nossa volta transfigurou-se e Cesar Revelou - se naquilo que sempre foi: E o tempo na história no final da história. O acontecimento realizado há dez anos, Cujo nome iria buscar uma história - Villa Cesari - Fez, neste tempo e neste mundo, um acontecimento que se impos a este mundo ea este ritmo.
Vencida uma apatia ea indiferença, aqui e ali, um começaram surgir focos de iniciativas Capazes de Gerações Mobilizar.
Em 1997, ao nível do Desporto como - "Sextas Desportivas" -, Cujo Objectivo era ocupar os jovens em actividades lúdico / desportivas de forma saudável. Esta actividade, depois de consolidada, veio a tornar-se num dos pilares Fundamentais da Fundação da Associação Villa Cesari. Noutro âmbito, um grupo de pessoas mais adultas, neste caso, os membros da "Comissão das Festas Grandes de Cesar em Honra de Nossa Senhora da Graça, São Pedro e Mártir São Sebastião, uma viriam formar um grupo cénico, apresentando e representando pequenas récitas teatrais num palco improvisado na Casa do Cruzeiro. Do mesmo modo, mas com uma intervenção diferente, o Grupo de Jovens Shalon, (Grupo de Jovens Católicos) associou-se com o seu dinamismo e deu corpo a Inúmeras iniciativas de carácter cívico e cultural.
Centro Cívico de Cesar
(local onde também se encontra sediada a sede da Villa Cesari)
Villacesariatletismo